Segurança aumenta despesas de condomínios
Dependendo do porte do edifício, manter a segurança pode chegar a ultrapassar 30% das despesas mensais do condomínio.
Câmeras, alarmes, controle de acesso e vigilantes são alguns dos itens que muitos condomínios não abrem mão no quesito segurança. A proteção, por sua vez, tem um custo e, dependendo do porte do edifício, pode ultrapassar 30% das despesas mensais.
De acordo com o síndico profissional e diretor da Sindpro Consultoria e Serviços para Condomínios, Paulo Sanford, a vigilância armada é uma despesa reprsentativa. Ele explica que muitos prédios da Capital utilizam até quatro seguranças para manter a proteção durante 24 horas.
Segundo Sanford, em condomínios de médio porte, com cerca de 40 apartamentos, que utilizam os serviços de seguranças armados, as despesas, no final do mês, com o serviço, chega a ultrapassar 30% do orçamento geral
“Para suprir a falta de proteção, os condomínios e empresas estão utilizando da segurança privada para atender a necessidade de proteção. Essa é a realidade”.
Ainda conforme Sanford, é comum a contratação, por parte dos condomínios, de serviços de monitoramento eletrônico. Nesse caso, ele lembra, paga-se um valor mensal, que pode chegar a R$ 300.
Paulo Sanford Feitosa – Economista e Bacharel em Direito
Publicado no jornal O Povo